quarta-feira, 7 de abril de 2010

Meu ópio

Meu ensino médio foi muito bom, lá fortaleci as bases pessoais que tenho hoje. Foi um processo relativamente curto, desgastante mas acima de tudo um ótimo período. Nele dei várias gargalhadas, conheci muitos amigos, fiquei com algumas meninas, presenciei brigas, discussões, passei por momentos difíceis, complicados e outras tantas coisas.
Uma coisa de que me orgulho muito foi ter feito parte de um período de pura luta dos direitos dos alunos, em busca de melhorias na escola e no ensino geral. Com certeza foi uma aula de democracia que todas as pessoas deveriam passar pelo menos uma vez em sua vida.
O que aconteceu, foi a revolta de apenas uma escola contra um “sistema” que oprime tanto aluno quanto professores. Revolta contra um ensino péssimo no Brasil, (apesar do sistema de progressão continuada acontecer também no ensino médio de forma não tão explícita, nos transmitir um falso dado sobre a educação do país) professores que mal conseguem dar suas aulas, sem interesse, desmotivados por vários fatores; a infra-instrutora da escola pública que é extremamente precária, não dando as mínimas condições de trabalho.
Mas às vezes eu penso, acho que a única coisa que eu não fiz nesse período, foi estudar...
Por que será?
Talvez seja mais fácil o meu comodismo com o tal “sistema”, com o fato de que as coisas não vão bem e que dificilmente melhorarão. E essa minha falta de interesse nos estudos seja explicada por eu não reconhecer a minha parcela de culpa na construção do meu próprio conhecimento.

Por: Ruy Ricardo

3 comentários:

  1. Também não é pra tanto vai!
    Ano passado você estudou razoavelmente vai!
    rsrsrs
    Até metrificou o Créu!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    não foi uma crítica só pra mim.
    só peguei um exemplo (no caso eu) do que vejo...
    muita gente olha pra trás e pensa, "poxa podia ter estudado mais". não é exclusividade minha não
    mais o créu foi foda heim.
    kkk

    ResponderExcluir
  3. Ensino médio...pra ser bem sincera,eu esperava mais do meu. Confesso que estudei bastante sim, mas só porque não queria ficar mais um ano na escola. No entanto, não foi isso o que me desgastou.
    O que me cançou foi a péssima qualidade de ensino, mesmo na 'melhor' escola da região,a mávontade dos professores, e a discórdia entre os colegas de classe.
    O que fez meu último ano valer a pena, foi a Luta que travamos e ganhamos. Me senti útil, me senti mais humana, lutando por algo que eu almejava, mas que nunca havia levantado um dedo pra alcançar.
    Em meioa essa luta, conheci tantos outros revolucionários, que acabaram tornando-se exemplos e amigos para mim.
    Enfim, de um modo ou de outro,o Ensino médio, de fato, nos ensina algo para o crescimento pessoal.

    Grande beijo

    ResponderExcluir