sábado, 24 de abril de 2010

Gente Importante

21 de abril, feriado, Tiradentes.
A data ao certo o povo só deve recordar em sua grande maioria por conta do segundo fator, o feriado. E o mais importante, a causa que é a terceira parte, quase ninguém sabe ao certo quem foi, ou pior ainda, nem sequer se importa em saber quem foi. Pois, é bom que se saiba que por conta de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, a inconfidência mineira teve grande ajuda e que seu objetivo era a libertação do sistema de colônias e exploração. Morto por enforcamento, no ano de 1792, hoje o conhecemos vulgarmente por conta de um mero feriado.
Parece irrelevante e desrespeitosa a maneira como se lembra de alguém que deu a vida por um ideal, porém, o que não se percebe também é que todos os dias milhares de brasileiros perdem suas vidas aos poucos sendo os novos heróis de uma sociedade desigual. Sejam as Marias que criam com a dignidade e honra seus 4 filhos com 2 salários mínimos. Ou que reconhessam-se os Josés, que levantam as 04h00 da manhã, pegam o ônibus lotado onde ficam de pé, esmagados, por um percurso de 02 horas, para ganhar 2 salários mínimos de um patrão capitalista, que por sinal a cada dia fica mais rico, enquanto seus funcionários, mais infelizes e medíocres.
A vida de pessoas que no seu dia-a-dia enfrentam a dor da batalha contra a fome, não é lembrada nem com um feriado ou com uma uma hora especial. Essas pessoas que hoje vivem em desespero e depressão são a maior parte da população. E para elas não haverá um dia especial. Porque elas deverão morrer sem serem lembradas como guerreiras. Elas seram apenas vistas como estatísticas para as balas perdidas ou o número de vítimas em assaltos.
Brasil escuta minha voz!

Bruna Safili Roschel – São Paulo, 22 de abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário